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Como a arquitetura do site pode afetar as vendas no e-commerce

Aarquitetura do site é importante para qualquer página, seja para os sites de notícias, de vendas ou até mesmo para quem deseja fornecer uma página de consulta, como consulta CNPJ ou CPF. Afinal, tudo importa para levar o usuário a realizar a ação que é pretendida naquele espaço virtual.

Se o usuário se sente perdido ou tem dificuldade para encontrar aquilo que ele deseja, possivelmente, irá buscar outra opção. Por isso, é essencial pensar em todas essas características para deixar a navegação mais intuitiva e simples.

O que é a arquitetura de informação para sites?

Basicamente, a arquitetura de informação é a organização das informações nas páginas, de maneira que sejam mais objetivas, de fácil acesso e de forma intuitiva.

A função de usar esse tipo de estratégia é criar estruturas para o site, permitindo que os usuários consigam compreender de forma mais simples o que pode ser feito em cada página. Além disso, a arquitetura de informação cuida para que a estrutura do site esteja apoiada em uma base sólida, que se relacione entre as diversas páginas.

Para os especialistas em arquitetura da informação, trata-se de uma arte e uma ciência, que buscam investigar as possibilidades e melhores maneiras de estruturar e organizar os ambientes em que a informação e as funcionalidades serão colocadas. Assim, os usuários conseguem satisfazer suas principais necessidades.

Focar na usabilidade é o segredo de uma boa arquitetura

Para alcançar os melhores resultados, é essencial que os especialistas estejam focando na usabilidade das páginas. Ou seja, não se trata do que é mais bonito ou estiloso, mas sim daquilo que é mais fácil e intuitivo para os usuários — o que não significa que um bom design também não faça a diferença.

Com isso, fica mais clara a importância de aliar o bom design com um projeto que preveja uma estrutura simples e direta. Tudo para que usuários experientes e outros não tão habituados ao meio online consigam desempenhar suas funções.

Além disso, a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência também deve estar presente nessas páginas. Quando necessário, é possível contratar consultorias especializadas para garantir a melhor forma de acessar e usar um website.

O que deve ser analisado

Entre os fatores que devem ser analisados estão a velocidade de carregamento das páginas, a responsividade do design (a adaptação a diferentes telas) e um sentido lógico para a exposição de diferentes informações e ações dentro das páginas. Porém, não deixe de levar em consideração a persona que o seu website pretende atender. Afinal, será o que definirá a complexidade do conteúdo que deverá ser trabalhado em cada página.

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