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Ranking Completo das Lojas mais Velozes

Ranking Completo das Lojas mais Velozes

1. Introdução

No cenário em constante evolução do comércio eletrônico, a busca pela excelência na experiência do usuário é um fator determinante para o sucesso das operações online. Com esse foco em mente, uma pesquisa conduzida pela Allomni E-commerce Partner, uma das maiores assessorias em e-commerce do Brasil, reconhecida por sua expertise no campo, conduziu uma análise imparcial e detalhada da performance de diversos sites de e-commerce no Brasil.
O setor de e-commerce tem experimentado um crescimento sem precedentes nos últimos anos, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor e a recente pandemia global. No entanto, 2022 foi um ano desafiador para o setor.

De acordo com a Nielsen IQ Ebit, após o grande crescimento visto durante a pandemia COVID-19, o ano de 2022 trouxe uma queda de 23% no faturamento bruto do e-commerce no Brasil em relação ao ano anterior. Esta queda foi registrada no mundo inteiro, dado que, globalmente, o e-commerce teve a menor taxa de crescimento desde 2011, segundo o eMarketer.

Neste cenário, as lojas virtuais estão buscando alternativas para aumentar a receita e reduzir os custos. Melhorar a experiência do cliente tem se tornado um dos principais drivers dessa busca. Com isso, otimizar a performance dos sites se torna fundamental nesse processo, na busca de aumentar a velocidade de navegação. De acordo com um relatório da Deloitte, uma melhoria de apenas 0,1 segundo no tempo de carregamento de um site pode aumentar as taxas de conversão em até 8% para o varejo online.
Além disso, o mesmo relatório indica que a velocidade do site tem um impacto direto na satisfação do cliente, com 70% dos consumidores admitindo que a velocidade da página afeta sua disposição para comprar de um varejista online.

A importância do e-commerce continua inegável. Segundo o Statista, as vendas globais de e-commerce devem atingir US$ 3,6 trilhões em 2023, representando 20,8% de todas as vendas de varejo. No Brasil, espera-se um crescimento anual no setor de 14.07% entre 2023 e 2027.

Neste relatório, a Allomni analisou a performance de vários sites de e-commerce no Brasil, com foco na velocidade de carregamento das suas lojas. O objetivo é fornecer uma análise que possa estimular as marcas a otimizarem seus sites para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.

2. Metodologia

2.1 Coleta de dados

Essa pesquisa foi realizada em Julho de 2023 e monitorada até o dia 31/08/2023. Inicialmente, foram obtidos os domínios dos principais e-commerces do Brasil por meio do site builtwith. Esta ferramenta possui um algoritmo próprio em processo de patenteação que usa uma combinação de tecnologias especializadas para classificar uma lista de top sites – mais informações podem ser encontradas no seu próprio site. A partir desta lista, selecionamos aproximadamente 2.000 sites para uma análise mais detalhada.

Essa seleção foi feita com o objetivo de garantir uma amostra representativa do mercado de e-commerce brasileiro, incluindo tanto grandes players do mercado quanto pequenas e médias empresas. A diversidade da amostra permite uma visão mais completa do desempenho de velocidade dos sites de e-commerce no Brasil. 

2.2 Captura das Visitas Mensais

Para obter uma visão mais precisa do tamanho e abrangência de cada e-commerce analisado, foi necessário coletar informações sobre as visitas mensais de cada site. Para isso, desenvolvemos um algoritmo personalizado capaz de coletar esses dados.

O algoritmo foi projetado para fazer chamadas à API do SimilarWeb, uma plataforma mundial de inteligência de mercado digital que fornece informações estimadas sobre o tráfego de sites.

Através desta abordagem, conseguimos capturar uma estimativa do número de visitas mensais de cada um dos e-commerces dessa lista. Selecionamos o número de visitas do mês anterior a esta pesquisa (Visitas referente: Junho 2023). Esses dados são fundamentais para entender a escala de operação de cada site e fornecer contexto para as métricas de desempenho que analisamos posteriormente.

2.3 Filtro Inicial

Para garantir que nossa análise se concentrasse nos e-commerces com maior impacto e alcance, aplicamos um filtro inicial aos dados coletados. Esse filtro reteve apenas os sites que registravam mais de 250.000 visitas por mês, ou seja, fizemos uma ordenação dos sites mais visitados com pelo menos esse volume de visitas mensais.


Esse critério de seleção foi estabelecido com o objetivo de focar nossa análise nos e-commerces que têm uma presença significativa no mercado e que, portanto, têm o potencial de influenciar as tendências e práticas do setor. Além disso, ao nos concentrarmos nesses sites, podemos obter insights mais relevantes sobre o desempenho e as práticas dos principais players do mercado.

2.4 Avaliação preliminar de performance

A próxima etapa de nossa análise envolveu a avaliação preliminar da performance dos sites que passaram pelo nosso filtro (volumetria de acessos). Para isso, desenvolvemos um algoritmo personalizado, utilizando a API de dados de laboratório do Google Lighthouse. Para mais informações sobre como o Google Lighthouse calcula esta pontuação, confira este link.

Uma vez que as notas atribuídas pelo Google para cada site flutua ao longo do dia, o algoritmo desenvolvido para a elaboração deste ranking foi rodado em 3 horários diferentes para cada site. Isso ajudou a compreender quais sites oferecem uma experiência mais consistente.

Vale ressaltar que o Google oferece pontuações distintas, uma para a versão do site para dispositivos móveis e outra para a versão desktop. Nosso algoritmo coletou ambas as notas e processou uma mediana para chegar em uma nota final comparável para cada site.

Ao aplicar este algoritmo aos URLs selecionados, conseguimos formar uma análise preliminar da performance dos sites. Esta análise incluiu os principais e-commerces do Brasil, permitindo-nos identificar quais deles estão oferecendo as melhores experiências para seus usuários e quais têm espaço para melhorias.

Contudo, este método de análise criado pelo Google avalia todos os sites a partir de uma página apenas e simulando um dispositivo padrão, com velocidade de conexão à internet específica. É um teste de laboratório, que submete todos os sites à uma mesma condição, mas que não mede de fato a experiência de navegação dos usuários reais do site (que na realidade utilizam dispositivos diferentes, em velocidades de conexão distintas). Para isso, elaboramos o ranking utilizando as métricas essenciais, ou Core Web Vitals do Google.

“Enxergamos a otimização na velocidade de carregamento dos e-commerces, um pilar fundamental para se obter uma taxa de conversão acima da média, e é com essa perspectiva que nossa equipe se dedicou a essa análise aprofundada.” afirma Christopher Neiverth – CEO da Allomni.
O comprometimento com a excelência na experiência do usuário está no centro dessa iniciativa, e a Allomni espera que os resultados aqui apresentados possam trazer uma visão macro para todo o mercado de comércio eletrônico.

2.5 Principais métricas web (Core Web Vitals)

Para avaliarmos a experiência real de navegação, criamos um ranking a partir dos Core Web Vitals, dados avaliados e fornecidos pelo Google Lighthouse para categorizar a eficiência de um site considerando a experiência real de navegação de seus usuários.

Os Core Web Vitals são um conjunto de indicadores fornecidos pelo Google Lighthouse calculado em cima da experiência de navegação dos usuários do site nos últimos 28 dias. Essas métricas são essenciais para avaliar a eficiência e o desempenho de um site, pois elas abordam aspectos críticos como velocidade de carregamento, interatividade e estabilidade visual. Saiba mais sobre estas métricas  no próprio site do Google.

Uma grande vantagem dessa abordagem é que a chamada API é feita a partir da “origin” do URL. Isso significa que estamos avaliando a média de desempenho de todas as páginas de um site, e não apenas uma única página. Isso nos dá uma visão mais abrangente e precisa do desempenho geral do site, permitindo uma análise mais profunda e completa.

Assim como na avaliação inicial de performance, nós consideramos para o ranking a mediana entre os Core Web Vitals da versão mobile e da versão desktop das métricas.

A partir dos dados que recebemos da API, a Allomni criou um cálculo de métricas para atribuir um ranking a cada loja específica. Esse cálculo é simples: para cada métrica coletada, temos uma coluna de “Ranking” associada a ela. Por exemplo, o indicador First Contentful Paint (FCP) possui uma coluna chamada “Ranking First Contentful Paint”.

O cálculo do ranking é feito ao observar o valor numérico do indicador e sua posição em relação aos demais valores da mesma métrica. Vamos dar um exemplo: suponha que temos uma tabela com duas lojas, sendo que a primeira possui um indicador FCP com valor 100ms e a segunda com um indicador FCP de valor 50ms. Nessa situação, a loja com o indicador de valor 50ms seria classificada como “Ranking um” para essa métrica, enquanto a outra loja seria classificada como “Ranking dois”.

Após esse processo acontecer para todos os indicadores, somamos (em cada loja) a posição dela em cada ranking. Em seguida, ordenamos a tabela de acordo com quem tem a menor pontuação total e isso equivale ao primeiro do ranking geral e assim sucessivamente.

3. Resultados

A Allomni criou um ranking final elaborado a partir dos Core Web Vitals. Também fizemos um ranking alternativo, considerando as notas do PageSpeed score para apenas a página inicial dos sites.
O algoritmo e scripts utilizados para a elaboração deste ranking podem ser encontrados neste repositório.

4. Considerações finais

Este relatório fornece uma visão abrangente do desempenho dos principais sites de e-commerce no Brasil, destacando a importância da velocidade de carregamento e da experiência do usuário para o sucesso no mercado online.

Esperamos que este relatório sirva como um recurso valioso para as empresas de e-commerce no Brasil, oferecendo insights e benchmarking sobre o desempenho atual do setor e destacando a importância da otimização do desempenho do site. À medida que o setor continua a evoluir, é essencial que as empresas continuem a investir em melhorias de desempenho para garantir que estão oferecendo a melhor experiência possível para seus clientes.

Por fim, é importante ressaltar que a metodologia utilizada neste estudo, embora rigorosa, tem suas limitações. As métricas utilizadas são apenas uma parte do quebra-cabeça do desempenho do site, e outros fatores, como a qualidade do conteúdo, a facilidade de navegação e a eficácia das estratégias de SEO e CRO, também desempenham um papel crucial no sucesso de um e-commerce. Portanto, recomendamos que as empresas utilizem este relatório como um ponto de partida para suas próprias análises e otimizações de desempenho.

O relatório marca o início de uma série de análises que a Allomni planeja lançar, demonstrando seu comprometimento em fornecer informações valiosas e imparciais para aprimorar o cenário do e-commerce no Brasil. A pesquisa destaca a necessidade contínua de aperfeiçoar as práticas e as estratégias para atender às expectativas dos consumidores e se destacar em um ambiente online cada vez mais competitivo.

À medida que empresas e profissionais do e-commerce buscam maneiras de aprimorar suas operações e elevar a experiência do cliente, a pesquisa da Allomni E-commerce Partner se destaca como uma contribuição fundamental para o avanço do setor, oferecendo pesquisas e impulsionando a busca pela excelência na experiência de compra online. 

Os rankings de cada uma das categorias podem ser lidas nos links abaixo:

Lojas com + Visitas (Julho a Agosto)

Lojas + Rápidas do Brasil – Pagespeed Ranking Final (Julho a Agosto)

Lojas + Rápidas do Brasil – Core Web Vitals – Desktop (Julho a Agosto)

Lojas + Rápidas do Brasil – Core Web Vitals – Mobile (Julho a Agosto)

Lojas + Rápidas do Brasil – Core Web Vitals – Ranking Final (Julho a Agosto)

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